No grande auditório repleto de pessoas de diferentes idades e origens, a Conferência Internacional da Transição encerrou-se a várias vozes, de forma partilhada e participada. Nas paredes encontravam-se pendurados os posters do Espaço Aberto, com o tema “O que preciso ainda para os meus proximos passos?”, convergindo as 60 discussões participadas por 350 pessoas. Exprimiram-se inspirações, perplexidades e desejos de futuras colaborações.

Da parte portuguesa continuámos a fiar a linha que nos vem orientando desde o primeiro dia de discussão sobre os jovens no movimento de Transição. Juntámos a nossa voz aos desejos do recém criado grupo de anciãos, no sentido de porem ao dispor o seu conhecimento através de mentoria. Foi fantástico tecer este tecido inter-geracional e combinar vontades, no sentido de criar uma rede de aprendizagem e intercâmbio de competências a nível internacional.

Continuamos por cá, as duas representantes da plataforma portuguesa. Todos os vossos contributos e desejos expressos serão bem-vindos nos próximos dois dias de reunião dos Hubs.