O próximo Curso de Cidades em Transição acontece em Lisboa, no fim-de-semana 9 e 10 de Abril. Este curso é acolhido pelo Palácio Pombal, no contexto do ciclo “As 3 Ecologias” do Teatro Municipal Maria Matos.

Programa: programa_provisorio | O programa inclui participação no Mercado de Saberes, evento integrante do ciclo “As 3 Ecologias” que decorre no sábado 9 de Abril no jardim do Palácio Pombal.

Local: Palácio Pombal, Lisboa

Inscrição: 20€ (reservas até 6 de Abril) | A inscrição é feita online através do link: http://www.teatromariamatos.pt/pt/prog/debate-e-pensamento/2015-2016/cidadesemtransicao

Link Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/953171304773685/

*

Facilitadores: André Vizinho e Sara Serrão.

André Vizinho é engenheiro do ambiente, designer de Permacultura e doutorando na Universidade de Lisboa. É formador certificado do curso Cidades em Transição pela Transition Network e cofundador do Centro de Convergência do projecto Aldeia das Amoreiras Sustentável e da iniciativa de transição nesta aldeia. Membro ativo da plataforma Transição Portugal.

Sara Serrão é artista de BD, licenciada em conservação e restauro e trabalha há vários anos em animação artística e de jovens. É formadora certificada do curso Cidades em Transição pela Transition Network, cofundadora do Centro de Convergência do projecto Aldeia das Amoreiras Sustentável e está ativa na iniciativa de transição de São Luís e na plataforma Transição Portugal.

*

Curso de Introdução às Cidades em Transição é adaptado à realidade portuguesa a partir do curso “Launch”, desenhado pela Transition Towns.

Durante dois dias animados e desafiantes haverá oportunidade dos participantes conhecerem melhor o poder da comunidade através do movimento das Cidades em Transição, no Mundo e em Portugal e de participarem ativamente do processo de empoderamento ao nível individual e de equipa.

Qual o estado de saúde do meu planeta e dos seus habitantes face ao cenário de alterações climáticas, pico do petróleo e crises financeiras e sociais? Para onde quero caminhar? Como tornar a minha família e comunidade mais resilientes e felizes?

Através de dinâmicas de trabalho em grupo, os participantes poderão melhorar o seu autoconhecimento e munir-se de ferramentas de desenvolvimento pessoal e comunitário para utilizar na sua vida pessoal e profissional.

Objetivos

  • Divulgar o movimento Cidades em Transição (Transition Towns);
  • Dotar os participantes de ferramentas de desenvolvimento pessoal e comunitário;
  • Conhecer os parceiros locais potencialmente interessados em cocriar uma Iniciativa de Transição;
  • Auxiliar a estabelecer uma agenda de trabalho e próximos passos.

*

Até lá!