As iniciativas ligadas à Plataforma Transição Portugal estão interessadas em criar uma visão positiva para o futuro da sua localidade, de forma inclusiva e participada, para que cada pessoa, grupo informal, empresa e instituição possa inspirar-se e imaginar como fazer a sua parte.

Uma das áreas do nosso interesse é a economia, no seu significado original: gerir a nossa casa. É importante gerar mais postos de trabalho e um rendimento financeiro, mas com todos os desafios de hoje em dia achamos importante sermos mais completos. Quais os produtos e serviços que mais precisamos para um bom funcionamento da nossa comunidade? Como fazer com que cada pessoa encontre o seu papel e seja valorizada? Podemos utilizar mais recursos locais e renováveis, aproveitar melhor as terras, o património etc. duma forma cuidadosa? Será possível colaborar com outras entidades e pessoas locais para encontrar mais-valias? Qual o valor de estilos de liderança que incluam a participação activa e o desenvolvimento de cada pessoa?

Estas perguntas não são novas e sabemos que há respostas ja implementadas em Portugal.

Queremos conhecer as pessoas e as entidades que têm exemplos inspiradores!

Autarquias no interior que conseguem impulsionar este tipo de actividade económica e atrair pessoas novas sem tornar-se dependentes de subsídios. Empresas/iniciativas que transformam resíduos em produtos úteis ou lugares abandonadas em sítios bem visitados. Voluntários que tornaram o seu serviço à comunidade um posto de trabalho. Bairros/freguesias que encontraram soluções para questões de educação, habitação e inclusão social. Grupos de pessoas que estão a desenvolver o mercado alimentar local. Iniciativas colectivas de energia renovável. Entusiastas de informática que desenvolveram serviços que facilitam o funcionamento em rede.

Cada uma destas histórias pode inspirar pessoas com ideias semelhantes. Todas juntas podem criar uma visão sobre como podemos ter uma influência significativa na nossa economia local. Escreve-nos para umano@transicaoportugal.net sobre projectos inspiradores que conheças em Portugal!

O programa RECONOMIA (em inglês REconomy) foi criado pela Transition Network com o objectivo de apoiar pessoas a transformar o destino económico do local onde vivem para torna-lo mais resiliente e agradavel de viver. Muitas transformaçoes na economia local exigem mais do que novas formas de empreendorismo. O programa pretende inspirar iniciativas no seu desenvolvimento, tanto ao nível de estruturas e sistemas (político, jurídico, económico, etc) como ao nível organizacional. Em Portugal juntámos a REconomia com Um Ano em Transição, lê a nossa proposta aqui.

A equipa: Andreia Ruela (Aveiro), Annelieke van der Sluijs (Coimbra), Júlio Carvalho (Margem Sul) e Sara Serrão (São Luís) | Contacto: umano@transicaoportugal.net