logo Porto Cidade transição
logo 50 anos data

Seminário Internacional “Porto, Cidade em Transição”

Fundação Dr. António Cupertino de Miranda realizará no próximo dia 27 de Fevereiro, das 9h30 às 18h30, o Seminário Internacional “Porto, Cidade em Transição”, o qual contará com a presença do Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, e do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira.

Transição Portugal e a Transition Network colaboraram na elaboração do programa. Este seminário oferece aos seus participantes uma introdução ao Movimento de Transição a nível local, nacional e internacional, durante o qual todas as pessoas presentes podem imaginar um projeto de um ano e escolher algumas oficinas com elementos que as ajudarão a concretizá-lo.

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda pretende chamar a atenção para o Movimento de Transição, que é um movimento reactivo, enquanto resposta comunitária, da sociedade civil, ao reconhecimento da urgência de ação sobre duas condições essenciais que têm e terão impactos estruturais a curto-prazo na nossa organização sócio-económica e nos nossos modos de vida – o início do fim dos combustíveis fósseis baratos e o impacto humano nas alterações climáticas planetárias. Por outro lado, é também um movimento pró-ativo e catalisador, por procurar um paradigma e uma visão de prosperidade alternativas, diferentes do que tem sido habitual nas últimas décadas, e que incide sobretudo na ação ao nível local, dentro das comunidades, como parte possível e desejável da ação necessária para responder aos desafios que se põem ao nosso futuro próximo. Uma visão que passa por dois conceitos-chave: a resiliência comunitária e a localização.

O Movimento de Transição liga iniciativas locais em todo o mundo, muito diversas, partilhando entre si as aprendizagens de todos aspetos do trabalho comunitário numa rede que aprende, que partilha e que cresce.

No dia 26 de Fevereiro, das 15h30-18h30, a Fundação Dr. Cupertino de Miranda abre as suas portas para a pré-abertura com a projecção do Filme “In Transition 2.0” com dinâmicas reflexivas.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória para estes eventos através da ficha de inscrição.

Contactos FACM: servicoeducativo@facm.pt | 226 101 189 (Sónia Santos)

porto_cidade1