A Transição Portugal realizará no Sábado, dia 28 de Fevereiro, entre as 10h e as 18h, a oficina “Um Ano em Transição” (1AT), que tem como mote “Criar modos de vida que nutrem a economia local”. Este evento marca o lançamento do Programa 1AT, que integra o indivíduo, a comunidade e a economia local e é direccionado para jovens adultos entre os 20 e os 35 anos, com a duração de um ano.

A realização deste evento surge do convite feito pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda à Transição Portugal e à Transition Network, para realizar o Seminário Internacional “Porto, Cidade em Transição“. A curta estadia no Porto acabou por motivar os organizadores nacionais a preparar mais um dia sobre a Transição na cidade. Esta extensão do seminário do dia 27 para a oficina do dia 28, é uma resposta ao fluxo de participação e interesse suscitado pelo tema na cidade do Porto. Será uma oportunidade para os participantes aprofundarem o seu conhecimento sobre o Movimento de Transição.

O 1AT, em inglês One Year in Transition, é um programa colaborativo de aprendizagem que apoia jovens adultos a criar o meio de subsistência que desejam, empoderando‐os, simultaneamente, a criar uma mudança positiva e sustentável nas suas comunidades. O programa original é criado pela Transition Network, a organização catalizadora e apoiante do Movimento de Transição a nível mundial, tendo sido adaptado para o contexto português.

O evento vai contar com a participação de empreendedores “em Transição” e pessoas com experiência em desenvolver e facilitar processos colaborativos em que cidadãos, entidades públicas e empresas se juntam com o objectivo de fortalecer a economia local. As conversas e dinâmicas têm em vista inspirar os participantes a reflectir sobre como poderia funcionar o Programa 1AT na sua comunidade.

A oficina terá um número máximo de 80 pessoas e vai-se realizar no Salão Nobre da Junta da União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. A diversidade de perspectivas e funções é importante para o enriquecimento da oficina e reflexão crítica acerca do desenvolvimento da economia local. Estão, assim, a ser convidados funcionários/as públicos/as, representantes do poder local e autarquia, empreendedores, associações, habitantes do bairro de Aldoar e outros cidadãos/ãs.

A abertura da oficina terá a presença de alguns representantes da cidade do Porto, com papéis activos na economia local, que irão apresentar brevemente as suas perspectivas e lançar o fio condutor da oficina. Surgirá desta pluralidade um desejo comum para o dia.

Segue-se uma breve apresentação do Programa 1AT e uma reflexão sobre o conceito de “empreendedorismo”. Neste programa, o “empreendedorismo” é ampliado para incluir uma forte componente de transformação pessoal como elemento-chave para a criação colectiva e colaborativa, o que contribui para o bem-estar e a resiliência local.

Da parte da tarde, estará presente Cristiano Bottone, da Transition Italia, que irá enriquecer o conceito de “economia”, partindo da perspectiva “local” de que, numa economia saudável, todos têm um papel na sua co-criação e em que os recursos locais circulam. Esta intervenção irá servir de inspiração para conversas em grupo sobre os fluxos possíveis numa comunidade e que poderá sustentar o Programa 1AT e os candidatos que nele participem.

Toda a organização é baseada na filosofia do Programa 1AT sobre a relação entre a co-criação e os fluxos de recursos locais existentes. O cartaz foi feito por um membro da rede local Ecosol e pago em moeda local. Os lanches serão feitos com produtos locais e preparados por uma pessoa que está a desenvolver a sua actividade económica nesta área. O almoço será partilhado e terá lugar no Centro Paroquial de Aldoar que receberá os participantes de ambos os dias, 27 e 28.

Convidamos todos os que têm interesse neste tema a participar enquanto cidadãos/ãs, candidato/as, curioso/as, empresário/as, funcionário/as públicos, a trazer as suas ideias para a mesa e a explorar como podem contribuir, através do seu projecto, associação ou trabalho, para a concretização deste programa.

A Inscrição é gratuita, mas obrigatória e pode ser feita através desta ficha de inscrição.

Mais informação sobre os eventos de Transição no Porto e o seu programa está disponível na transicaoportugal.net.

Mais informações sobre o programa 1AT: um-ano.transicaoportugal.net
Contactos: um-ano@transicaoportugal.net | 966 508 462 (Sara Silva)