Decorreu no dia 27 de Novembro ao final da tarde, na Fundação de Serralves, uma Conversa denominada “Porto, uma cidade a caminho da Transição”, facilitada por Ana Jervis Cunha e Paula Soares, de Aveiro em Transição.

Esculturas no Parque Serralves_imagem Conversão porto transição_27nov2015

Após o encontro na Fundação António Cupertino de Miranda, decorrido há um ano atrás, e no Cidade+, este era um convite para nos juntarmos “a caminho” de um Porto melhor para todos, mais vibrante, bonito, interessante, sustentável, inclusivo e amigável para os seus habitantes e visitantes.
Os participantes eram provenientes do Porto, maioritariamente de Design e pertenciam a movimentos cívicos, associações, etc, tendo a sua maioria já tomado contacto com as Cidades em Transição.

Com esta Conversa pretendeu-se:
– Divulgar o movimento Cidades em Transição (Transition Towns);
– Conhecer os parceiros locais potencialmente interessados em cocriar uma Iniciativa de Transição;
– Reatar os contactos e trabalhos já desenvolvidos anteriormente no Porto pelos atores locais;
– Auxiliar a estabelecer uma agenda de trabalho e próximos passos.

A Conversa decorreu animada e fizeram-se três grupos de trabalho (Que modelo de Iniciativa para o Porto; Próxima reunião; Comunicação) que iniciaram os seus trabalhos. Assim, esta Conversa serviu de mote e de inspiração para esta jovem iniciativa no Porto, que tem mantido as suas reuniões de trabalho.

Está previsto igualmente em Serralves, decorrer um Curso de Introdução às Cidades em Transição, com os formadores Ana Jervis e Gil Penha-Lopes.

Ana Jervis
Aveiro em Transição